O Melhor do Cáucaso - Circuito Tudo Incluido

Preços para O Melhor do Cáucaso - Circuito Tudo Incluido desde:

Quarto Duplo
Preço por pessoa: €2.700,00
Total 2 pessoas: €5.400,00

Baku, Sheki, Tbilisi, Dilijan, Erevan


Dia 1: Lisboa ou Porto - Baku (Azerbaijão)

Comparência no respetivo aeroporto 3 horas antes da partida para formalidades de embarque assistidas pelo representante da Nortravel. Partida em voo da Turkish, via Istambul, com destino a Baku. Refeição a bordo.


Dia 2: Baku

Chegada ao aeroporto internacional de Baku durante a noite. Desembarque assistido pelo nosso agente local – com a presença do guia Nortravel de língua portuguesa que acompanha o circuito nos 3 países e transporte para o hotel Courtyard by Marriot ****, ou similar. Após o pequeno-almoço buffet, saída para visita da capital do Azerbaijão, Baku, mais exatamente a sua parte histórica. Iniciamos o passeio, pela visita ao Martyrs Alley (Highland Park), localizado nas encostas mais altas do West End da cidade. Este é o melhor lugar para uma panorâmica da cidade e da Baía de Baku. Em seguida, seremos levados ao centro histórico da cidade, à sua parte antiga, conhecida por Icheri Sheher. Vamos ver os edifícios de destaque desta zona, incluindo o Palácio do Shirvanshakhs (o exemplo mais marcante das estruturas palacianas medievais no Azerbaijão, datado de meados do século XV); Maidens Tower (a antiga fortaleza de oito andares construída originalmente como um farol de fogo). Almoço em restaurante local. Andando ao longo de estreitos becos, poderemos ver caravancerais e mesquitas históricas e imponentes mansões dos barões do petróleo, construídos durante o primeiro boom do petróleo. Jantar em restaurante local, regresso ao hotel e alojamento.


Dia 3: Baku - Shemakha - Sheki

Pequeno-almoço buffet. Saída para Sheki. Em caminho visita da cidade de Shamakhi com a mesquita Juma e o mausoléu Yeddi Gumbez. Visita do mausoléu Diri Baba, na aldeia de Maraza. Chegada a Sheki e visita do Palácio de Sheki Khans. Datado do século XVIII, este palácio junta as arquiteturas tradicionais nacionais e palacianas. É notável que durante a construção do palácio, nem um único prego tenha sido usado, e o vidro colorido para o shebeke (mosaico nacional) foi trazido de Veneza. Havia muitos caravancerais em Sheki, cidade famosa pelo seu comércio. Dois deles ainda se encontram em boas condições: os Caravancerais Superior e Inferior, construídos no século XVIII. Visitamos também o museu da História Sheki, onde podemos ver artefactos de vários períodos e peças relacionadas com o fabrico e comércio da seda. Em seguida, iremos de carro até à vila de Kish, localizada a cerca de 21 Km de Sheki. Kish, uma das aldeias mais antigas do território do Azerbaijão, é conhecida pelo seu monumento arquitetónico único, um templo do período da Albânia Caucasiana. O atual edifício do templo de Saint Elisei foi erguido nos séculos X a XII. Naquela época, de acordo com algumas opiniões dos estudiosos, o templo de Kish foi edificado no mesmo lugar onde o apóstolo Elisei fundou a sua Igreja. Essa é a razão pela qual o templo em Kish é frequentemente chamado de Mãe dos templos no Cáucaso. Almoço num restaurante local. Regresso a Sheki. Alojamento no hotel Marxal Resort & Spa Sheki Palace****, ou similar. Jantar em restaurante local.


Dia 4: Sheiki - Fronteira Lagodeji - Signagi - Tbilisi (Geórgia)

Após o pequeno-almoço, partida para a fronteira com a Geórgia. Passagem da fronteira, com mudança de autocarro e de guia local (nesta fronteira os passageiros têm que transportar as malas entre os dois edifícios das alfândegas, numa distância de 700 metros). Seguimos para a zona este da Geórgia, conhecida pelas suas vinhas e adegas. Visita de Signagi, uma antiga cidade, conhecida como a cidade do amor, com as suas ruas em calçada e as varandas no antigo estilo georgiano. Elevando- se a cerca de 800 metros, daqui tem-se uma vista desafogada sobre o Vale de Alazani e as grandes montanhas do Cáucaso. A cidade assenta em cima de fortificações do século XVIII. Iremos degustar um almoço tradicional georgiano. Seguimos para o Mosteiro de Bodbe, originalmente construído no século IX, sofreu remodelações profundas já no século XVII. Atualmente funciona como um convento e é um dos locais de peregrinação na Geórgia. Continuação para Tbilisi, a capital da Geórgia. Visita da Catedral ortodoxa mais alta do país, Santíssima Trindade. Alojamento no hotel Sheraton Grand Tbilisi Metechi Palace*****, ou similar. Jantar em restaurante local


Dia 5: Tbilisi - Sadakhlo - Fioletovo - Dilijan (Arménia)

Pequeno-almoço buffet. Seguimos para a fronteira Geórgia-Armênia. Formalidades de fronteira, mudança de guia local e autocarro. Visitamos uma pequena cidade de Molocanes (Fioletovo). Seguindo para Dilijan, visita ao Mosteiro de Haghartsin. Localizado na província de Tavush, foi construído entre os séculos X e XIII; grande parte dele sob o patrocínio da Dinastia Bagratuni. Almoço num restaurante local. Na chegada à cidade de Dilijan, visita da rua do artesanato, onde se pode ver a preparação de diferentes memórias nacionais, em madeira, pedra e cerâmica. ​Jantar e alojamento no Hotel Best Western Paradise ****, ou similar.


Dia 6: Dilijan - Sevan - Garni - Geghard - Erevan

Pequeno-almoço buffet. Partida para o lago Sevan, o maior lago alpino do mundo. Este enorme lago montanhoso que ocupa 5% da superfície da Armênia, fica a cerca de 2.000 metros acima do nível do mar e é o segundo maior lago de água doce do mundo. Passeio no lago e de seguida visita do Mosteiro de Sevanavank (874 d.C.). Seguimos depois para o único templo pagão restante na Arménia dedicado ao Deus do Sol - Myrth, em Garni, construído em 77 dC pelo rei Trdat (dinastia Arshakid). Paragem para fotos. O templo é de estilo greco-romano, com pilares característicos. Orgulhosamente localizado numa cordilheira rochosa com um desfiladeiro profundo que apresenta uma bela vista, o templo era uma residência de verão para a dinastia Arshakid. O desfiladeiro de Garni Canyon oferece um cenário magnífico e excecional dos penhascos em queda. Conhecido como "Sinfonia de pedras", será palco de um passeio em veículos todo-o-terreno soviéticos. Almoço em família na casa da vila, com a observação do processo de fabricação do "Lavash" (pão tradicional armênio assado em forno de pedra), autêntica degustação de comida arménia. Seguimos para o Mosteiro de Geghard, Património da UNESCO e cujo nome significa "lança sagrada" em homenagem à lança que perfurou o corpo do Cristo crucificado. Concerto de canções litúrgicas medievais no mosteiro, onde a surpreendente acústica permite a todos desfrutar de sons de cristal. Partida para Erevan. Chegada, jantar em restaurante local e alojamento no hotel Double Tree by Hilton ****, ou similar.


Dia 7: Erevan - Matenadaran - Echmiadzin - Zvartnots - Erevan

Após o pequeno-almoço buffet, damos início à visita da cidade com guia local, de onde destacamos: a Praça da República, a Universidade Estatal, o Parlamento, a Residência Presidencial, a Ópera e o complexo para desporto e concertos. Seguimos para o Memorial ao Genocídio, dedicado às vítimas do genocídio de 24 de abril de 1915, quando esta região estava sob domínio otomano. Segue-se o Museu dos Manuscritos Antigos Matenadaran, onde se conservam os tesouros da civilização arménia (mais de 17.000 manuscritos – a maior coleção do mundo), o Centro de Arte Cafesjian, cuja coleção foi iniciada pelo próprio Sr. Cafesjian, reúne obras nacionais e estrangeiras de arte contemporânea (uma peça de Joana Vasconcelos). Almoço num restaurante local. Após o almoço, visitamos uma típica fábrica de tapetes (produção artesanal) e um típico mercado local. A antiga capital da Arménia, Echmiadzin, recebe de seguida a nossa visita. Desde o século IV, que esta cidade é um dos maiores centros religiosos, sendo que a catedral desta cidade é uma das mais antigas do mundo cristão. Com a visita ao Templo de Zvartnots (641-661 a.C.), que faz parte do Património da UNESCO, terminamos as visitas deste dia. Regresso ao hotel. Jantar em restaurante local. Alojamento no hotel.


Dia 8: Erevan - Khor Virap - Vinha de Areni - Noravank - Erevan

Após o pequeno-almoço buffet seguimos até Khor Virap de onde se avista do lado turco da fronteira, o bíblico Monte Ararat, associado à tradição do dilúvio e da arca de Noé. Ainda hoje o povo Arménio clama a sua descendência do personagem bíblico Noé. Em Khor Virap visita da sua igreja, local onde foi encarcerado São Gregório, o Iluminador, durante 13 anos, sem comida, acusado pelo rei arménio da prática do cristianismo. Iremos desfrutar de uma pequena atuação de músicos locais, utilizando um instrumento local chamado Duduk - um instrumento tradicional de sopro, popular entre os povos do Cáucaso, Médio Oriente e Leste Europeu. A palavra de origem inglesa designa uma série de instrumentos de sopro, conhecidos como balaban ou mey na Turquia, duduki na Georgia, balaban no Azerbaijão, entre outros nomes e definições. Almoço em restaurante local. De tarde, seguindo viagem pelo desfiladeiro, vamos encontrar o Mosteiro de Noravank, que data do século XIII, passando a caminho pelas vinhas/adega da aldeia de Areni. Esta aldeia foi um dos locais onde antigamente se fazia grande parte do vinho consumido na Arménia. Visita de uma adega e regresso a Erevan, para jantar em restaurante local. Alojamento.


Dia 9: Erevan - Desfiladeiro do Rio Qasagh - Parque das Letras - Haghpat - Tbilisi (Geórgia)

Pequeno-almoço buffet. Partida para a região de Aragatsotn, onde assistiremos a um show folclórico Tonatsuyts, que nos oferecerá a oportunidade de conhecer os rituais autênticos e tradicionais da antiguidade. Desfrutaremos de uma vista espetacular do desfiladeiro do rio Qasagh. Visitaremos o Parque do Alfabeto. Foi construído em 2005, para o aniversário do alfabeto armênio. O monumento consiste em 39 esculturas de letras armênias. Paragem para fotos. Almoço em restaurante local. Partida para o Mosteiro de Haghpat (976 d.C.). É o maior complexo monástico da Armênia Medieval e está inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO. Foi construído no final do século X e sofreu algumas transformações nos séculos XII e XIII. É um exemplo de um edifício estruturado baseado em uma cúpula central suportada por quatro pilares sólidos e grossos, muito tradicionais na arquitetura indígena. A igreja está ligada através de uma paisagem abobadada a uma casa capitular, uma obra do século XIII. Partida para a fronteira de Sadakhlo. Formalidades nas fronteiras, mudança de autocarro e guia local. Chegada a Tbilisi. Alojamento no hotel Sheraton Grand Tbilisi Metechi Palace*****, ou similar. Jantar em restaurante local.


Dia 10: Tbilissi - Mtskheta - Tbilissi

Após o pequeno-almoço buffet, visita de Tbilisi com guia local. Da visita destacamos a Cidade Antiga, onde poderemos ver: a igreja Metekhi, a estátua do rei Vakhtang Gorgasali (fundador da cidade, no século V); o antigo distrito de Abanotubani, conhecido pelos seus banhos de enxofre; a fortaleza de Narikala; a rua Sharden, a Sinagoga, a Catedral de Sioni e a Avenida Shota Rustaveli. A meio da visita será servido o almoço num restaurante local. Após a refeição, seguimos para a antiga capital e centro religioso da Geórgia – Mtskheta, classificada Património da Humanidade da UNESCO e habitada desde o segundo milénio antes de Cristo. Aqui visitamos a Igreja Jvari, obra-prima do início da Idade Média, e o mais importante monumento para muitos cristãos, a Catedral de Svetitskhoveli, em português “O Pilar da Vida”, porque no seu interior terá sido enterrada a túnica de Cristo sobre a qual se encontra o referido pilar. Ao início da noite, jantar em restaurante local. Regresso ao hotel e alojamento.


Dia 11: Tbilissi - Istambul - Lisboa ou Porto

De madrugada transporte para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo regular da Turkish, via Istambul, com destino a Lisboa ou Porto. Chegada ao aeroporto de destino. FIM DA VIAGEM.




Inclui:

- Passagem aérea em classe económica en voos regulares Turkish Airlines para os percursos Lisboa ou Porto/Istambul/Baku e Tbilisi/Istambul/Lisboa ou Porto, com direito ao transporte de 1 peça de bagagem até 30Kg
- Taxas de turismo, serviço e IVA
- Alojamento nos hotéis indicados ou similares
- Taxas de aviação
- Acompanhamento de experiente guia de língua portuguesa, desde o aeroporto de chegada ao aeroporto de partida, no destino
- Assistência nas formalidades de embarque em Portugal
- Visitas e entradas conforme itinerário
- Guias locais em espanhol
- Refeições indicadas no itinerário – 18 refeições (bebidas não incluídas), sendo uma delas em formato piquenique
- Todos os pequenos-almoços buffet, exceto no último dia em Tbilisi
- Serviço de bagageiros à saída dos hotéis (1 peca de bagagem por pessoa)
- Circuito em modernos autocarros de turismo de acordo com itinerário
- Seguro Multiviagens – capital de €30.000 (incluindo cobertura Covid-19)

Não Inclui:

- Gratificações a guias e motoristas
- Visto de entrada no Azerbaijão
- Bebidas, despesas de carácter pessoal e quaisquer serviços não mencionados como incluídos