Terras do Minho e Gerês - circuito

Barcelos, Ponte de Lima, Viana do Castelo, Caminha, Valença, Monção, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Braga, Guimarães, Paços de Ferreira, Freamunde



Dia 1: Lisboa, Coimbra ou Aveiro - Porto (de Comboio) - Barcelos - Ponte de Lima - Viana do Castelo

Comparência na Gare do Oriente (30 minutos antes da partida), para embarque no comboio Alfa Pendular, às 08h09, (em Coimbra o embarque será às 09h47 e em Aveiro será às 10h15), com destino à estação do Porto (Campanhã), onde damos as boas-vindas aos passageiros. Continuamos então, de autocarro, para uma primeira paragem em Barcelos, uma das localidades mais emblemáticas da arte popular minhota. Passeamos pelo Campo da República (antigo campo da Feira), onde se encontram as Igrejas setecentistas do Bom Jesus da Cruz, e da Nossa Senhora do Terço e onde se realiza, todas as quintas-feiras, a maior feira de artesanato do país. De todas as peças aqui produzidas, o colorido Galo de Barcelos é seguramente o mais representativo, não esquecendo as bandas de música e as figuras retratando hábitos e costumes da região. Almoço regional num dos restaurantes de referência da cidade. Depois de almoço, seguimos, atravessando a verdejante província do Minho, para chegar a uma das mais históricas vilas da região, Ponte de Lima. A ponte romana que atravessa o Rio Lima neste local deu origem ao nome desta antiga vila. O primeiro foral foi-lhe concedido em 1125 por D. Teresa, a mãe do primeiro Rei de Portugal, antes ainda da fundação do reino. Tempo livre para passear pelo seu centro histórico. A nossa viagem continua, acompanhando agora o Rio Lima até à sua foz, em Viana do Castelo, cidade fundada no séc. XIII por Afonso III, rei de Portugal, com o nome de Viana da Foz do Lima. Os típicos trajes folclóricos são uma “imagem de marca” da cidade e da região. Mas é do alto do Monte de Santa Luzia, onde se festeja a Srª da Agonia, que se tem uma das mais bonitas vistas panorâmicas sobre o Atlântico e a “Costa Verde”. Após visita ao centro histórico, seguimos até ao hotel. Alojamento e jantar no Hotel Axis Viana****, ou similar.


Dia 2: Viana do Castelo - Caminha - Valença - Monção - Arcos de Valdevez - Braga

Após o pequeno-almoço buffet no hotel, partimos, seguindo a costa atlântica, até à fronteira com Espanha em Caminha, junto à Foz do Rio Minho, seguindo depois o rio até à vila fortificada de Valença do Minho. Passeio a pé pelo interior das muralhas, onde se encontram os muito procurados produtos de artesanato local. Continuamos até Monção para uma visita guiada ao Palácio da Brejoeira, onde faremos uma prova do famoso vinho Alvarinho. Para o almoço espera-nos, num restaurante local, o mais conhecido prato regional, o “Cordeiro à moda de Monção”! Depois do almoço, seguimos o nosso périplo por “Terras Minhotas”, passando por Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, até chegar a Braga, a cidade dos Arcebispos. A construção da "Bracara Augusta", sede jurídica romana, iniciou-se em 27 a. C. no Império de Augusto. Integrou então as vias do Império que atravessavam a Península Ibérica, comunicando com Roma, o que comprova a importância da cidade no território. A Sé de Braga, a mais antiga do país, foi a maior referência religiosa em Portugal ao longo dos séculos. Sempre marcada pela ação eclesiástica, que se refletiu no enriquecimento da cidade, podemos dizer que o séc. XVI e o séc. XVIII foram as épocas de ouro da sua história e do seu desenvolvimento. Passeamos pelo seu centro histórico e visitamos a Sé, com o seu valioso “tesouro”. Por fim, subimos ao Monte do Sameiro para alojamento e jantar num dos Hotéis do Bom Jesus ****, ou similar em Braga.


Dia 3: Braga - Amares - Parque Nacional Peneda-Gerês - Braga

Pequeno-almoço buffet no hotel. Hoje saímos cedo para ir ao encontro da Natureza! No extremo noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, a Serra da Peneda em conjunto com a do Gerês constituem a única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional. Em carrinhas credenciadas atravessamos lugares emblemáticos do Parque, como por exemplo a “Mata de Albergaria”, que acompanha o Rio Homem até à barragem de Vilarinho da Furnas. Talvez consigamos avistar um corço (símbolo do Parque) ou o seu predador, o lobo ibérico. Mais comuns, são os garranos, pequenos cavalos selvagens que correm livremente pelos montes, ou os bovinos de raça barrosã e os cães de Castro Laboreiro, de pelo escuro, guardando os rebanhos que ao ritmo das estações se deslocam entre as brandas e as inverneiras. Almoçamos ao longo do percurso num restaurante local. De tarde, já no regresso, ainda temos a oportunidade de realizar um passeio de barco na barragem da Caniçada, antes de regressar ao hotel. Jantar e alojamento no hotel.


Dia 4: Braga - Guimarães - Castelo de Paiva - Freamunde - Porto - Aveiro, Coimbra ou Lisboa

Após o pequeno-almoço buffet no hotel, partimos para a vizinha cidade de Guimarães. O “Berço da Nação”, terra de D. Afonso Henriques, é uma das cidades Europeias com o seu centro histórico mais bem preservado...facto que lhe valeu, em 13 de dezembro de 2001 a distinção, por parte da UNESCO, de Património Mundial. Iniciamos a nossa visita guiada na Colina Sagrada coroado pelo castelo de Guimarães e a pequena igreja românica de São Miguel. Entramos no Paço Ducal para uma visita mais pormenorizada e descemos pelas antigas ruelas, entre muralhas, até à Praça da Oliveira. Deixamos Guimarães e seguimos até aos arredores de Paços de Ferreira para nos dedicarmos a “outra história”: Em Freamunde, para o almoço, espera-nos mais um típico prato regional, o famoso “Capão de Freamunde” IGP (Indicação Geográfica Protegida), é um galo das estirpes de crescimento lento, castrado e que se destina exclusivamente à produção de carne de qualidade. Fundamental para o seu crescimento é a alimentação com vegetais que constituem a base da sua alimentação e que são provenientes da região. Depois do almoço, regresso ao Porto (com ligação de comboio a partir de Porto-Campanhã para Aveiro (chegada prevista: 17h19), Coimbra (chegada prevista: 17h46) ou Lisboa (chegada prevista: 19h22), onde terminará a viagem nas respetivas estações. FIM DA VIAGEM



Inclui:

- A partir do Porto - circuito em moderno autocarro de turismo de acordo com o itinerário
- Visitas orientadas pelo nosso guia privativo em Barcelos; Ponte de Lima; Viana do Castelo; Valença; Braga (visita guiada à Sé); Guimarães (visita guiada ao Castelo e ao Paço dos Duques)
- 3 Noites de alojamento em meia-pensão (bebidas incluídas) nos hotéis indicados ou similares
- A partir do Porto - acompanhamento por experiente guia oficial
- 4 almoços regionais, em restaurantes de referência (bebidas incluídas)
- Passeio de barco com duração de 1 hora, na Barragem da Caniçada
- Taxas de turismo, serviço e IVA
- Seguro Viagens Portugal - com capital de € 30.000 (incluindo cobertura Covid-19)
- A partir de Lisboa, Coimbra ou Aveiro - viagem de comboio no Alfa Pendular (2ª Classe) até ao Porto (Campanhã)
- Passeio em VANs pelo Parque Nacional Peneda-Gerês

Não Inclui:

- Extras não mencionados.

Observações

- Valores calculados para saida em Maio 2022.